top of page
Precariedade Laboral

O desemprego como consequência para a marginalidade:

O desemprego e o não emprego são um grave problema social, podemos então dizer que os índices de desemprego representam a falta de capacidade da economia de um país em prover ocupação produtiva para todos que a desejam.
Tendo conhecimento das razões do desemprego juvenil é nos permitido identificar o perfil dos jovens desempregados e as suas necessidades e assim pela qualificação integrá-los no mercado, focando melhor as políticas de geração de emprego.
A taxa de desemprego juvenil sempre foi mais alta que a dos adultos e dos idosos, não só numa cidade por exemplo Lisboa, mas sim em todo país, e, mesmo em períodos que apresentam crescimento económico e queda dos níveis de desemprego, a taxa de desemprego juvenil não diminui, pelo menos na mesma proporção.
O desemprego é um problema cada vez mais grave para os jovens entre os 15 e 29 anos,e a qualidade da ocupação causada pela baixa qualificação é outro problema grave. A insuficiência de salários para pagar as 
rendas, coloca estes jovens na faixa de risco de cometerem crimes. Ou seja, uma boa parcela da juventude, entre 15 anos e 29 anos podem ser considerados estarem a viver na miseralidade, pois o Pib per capita é inferior a meio salário mínimo sendo que o risco de viver na pobreza absoluta.

 

Proporção da precariedade no 
volume global do emprego 

© 2013 por Vitor,MArco e Miguel.L,  criado no Wix.com

bottom of page